quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Blogagem Coletiva Dia dos Professores



Como na imagem acima, o professor, Mestre está em cordas bambas se equilibrando e equilibrando os alunos. Sinto que a educação, é o ponto de equilíbrio de uma sociedade ou nação. Todos os países desenvovidos investiram arduamente em educação, digo arduamente porque não é o caminho mais fácil para um governante, isto é, para termos educação como prioridade, dependemos de todos, para elegermos uma pessoa realmente comprometida com a educação. Muitas vitórias recentes nos motivam a continuar nossa caminhada, por exemplo a Lei 11.769, de 18 de agosto de 2008, que altera a LDB vigente, determinando o ensino de música como "componente curricular obrigatório" do ensino de arte (Brasil, 2008).

Esta é uma das vitórias, existem outras, mas uma das mais significantes ainda não conseguimos, que é um reconhecimento da sociedade para com a classe, ainda não ganhamos bem, ainda não somos reconhecidos como uma classe promissora se compararmos com outras profissões,não é um lamento, mas ainda não conseguimos ultrapassar esta barreira.



Nos resta a esperança de dias melhores, mas são verdades que não podem ser esquecidas. Assim como as verdades de Paulo Freire:

Verdades da Profissão de Professor

"Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua na luta pelo seu trabalho.



A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)

Cabe então, para nós educadores, a seguinte pergunta, qual é o papel da escola neste cenário? Alguns caminhos nos revelam o sentido da educação dentro de um mundo cheio de contradições. É aí que a escola tem seu papel de reestruturação, embora se discuta bem mais sobre isso do que se faça realmente algo. A família, o meio social juntamente com a escola, precisam exercer sua função social, mais ainda que função, missão. Precisamos saber o porque que escolhemos a educação para nosso meio de trabalho, pois, a esfera ideológica assume grande importância enquanto elemento de coesão social. Para o mercado capital trata-se de uma mercadoria (Desculpem-me as universidades Particulares) como outra qualquer e isso é uma das razões que provocam nos países uma certa correria para uma reestruturação. O que torna mais democrático o sistema educacional é promover formas consensuais de tomada de decisões. Chega a até doer de tão triste é perceber que o Brasil segue fielmente a recomendação do Banco Mundial de investir mais em equipamento e meios físicos em detrimento do professor. Outra pergunta: Como é possível melhorar a qualidade do ensino sem investimentos de qualificação dos profissionais?

É isso minha gente, minha contribuição em homenagem ao nosso dia, tão especial para muitos dos brasileiros. Viva os Professores! Viva os blogs Educativos! Feliz ideia do blog Ponderantes de Postagens Coletivas.

11 comentários:

  1. Muito boa suas reflexões Argentino,concordo com todas suas colocações.
    Nesse dia temos mesmo que refletirmos e buscarmos novos rumos para nossa profissão.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Muito grato pela sua visita e comentário. Volte sempre. É sem dúvida um dia de reflexão por tudo que já fizemos, o que fazemos e sobretudo, o que ainda faremos nesta Ponte que é a educação.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Argentino!

    Primeiro: parabéns!

    Com certeza, a nossa luta pela valorização do magistério é fundamental... a nossa luta pela qualidade na educação pública é essencial...
    Com muita amorosidade, como nos ensina Paulo Freire!!!

    Sou professora e amo isso! minha paixão é estar com os alunos, em permanente construção!!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oi Argentino,
    Adorei sua reflexão! Não sou professora mas convivo diariamente com vocês além de ter professores em minha família. Vejo o quanto é penoso o dia-a-dia de vocês. E concordo quando diz que a sociedade precisa mudar suma maneira de enxergar esse profissional. Falei algo semelhante em minha blogagem no Sonhos e Melodias. Obrigada pela visita e pelo comentário.
    Parabéns Professor!!!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Professora Suely, Primeiro muito grato pela visita e comentário. Você toca em seu comentário em uma chave especial: a amorosidade.
    Muito Grato!

    ResponderExcluir
  6. Roseli, grato pela visita e comentário. Em suma, um dia agente chega lá, com auxílio de pessoas como você!
    Muito Grato e até a próxima!

    ResponderExcluir
  7. Argentino,

    Gostei da sua reflexão. Você expôs os problemas e, ao mesmo tempo, homenoageou os professores.

    Sinto-me feliz por isso.

    Amigo, obrigado por fazer parte desta coletiva.

    Visite o Ponderantes e veja o que os outros blogs estão falando a respeito desta data.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Argentino!!!

    Já estou te seguindo!!!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  9. Valdeir, Brilhante ideia a sua da blogagem coletiva. Espero poder participar de outras. Até a próxima!

    Prof. Suely é nosso dever auxiliarmo-nos!

    ResponderExcluir
  10. Lindo...adorei a mensagem...nessas horas é q tenho orgulho de ser PROFESSOR.Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  11. Grato Silvia, volte sempre, conheça as novas postagens e comente sempre que puder. Grande abraço!

    ResponderExcluir