segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Possibilidades e Estratégias no ensino de música para Surdos do Instituto Felipe Smaldone em Belém

A Música pode ser definida de diversas formas, sendo simultaneamente arte e ciência, estando presente nas mais diversas épocas, culturas, idades, regiões e classes sociais. A música vem acompanhando o desenvolvimento humano no decorrer dos séculos, sendo considerada a manifestação artística mais presente no nosso cotidiano. Cabe uma pergunta: se é um conhecimento tão presente em nosso dia-a-dia, por que não disponibilizar este conteúdo também para alunos com surdez e DA?

A aprendizagem musical é de suma importância para o desenvolvimento do indivíduo, pois estudos e pesquisas comprovam que o estudo da música, além de contribuir na formação de valores pessoais, desenvolve o lado cognitivo, psicomotor, emocional e afetivo, além de ter um forte papel social, ajudando a integrar os membros de um grupo. Sendo assim, percebemos a importância de oportunizar a prática musical.

A música colabora com o controle emocional e auxilia a área da saúde, como recurso terapêutico. Tem forte papel social, ajudando a integrar os membros de um grupo. Contribui para que os alunos aprendam a atuar com o próprio corpo, a afinar-se em relação a si mesmos e ao outro. A música “talvez” não faça chover, mas auxilia a aprender a ser, a conviver, a fazer e a conhecer.

Compartilho então com vocês minha esperança de ver frutos deste trabalho no Instituto Felipe Smaldone onde trabalho com educação musical. O encanto do trabalho está no desafio onde o objetivo principal é trabalhar o bem-estar dessas crianças e jovens atendidos no IFS, o foco do trabalho não é o resultado, embora saibamos que o artista quer mostrar seu trabalho. O que procuro valorizar é o processo que é muito lúdico, como sempre deve ser o trabalho com crianças.

Objetivos

Objetivo Geral:

Estimular a musicalidade nos alunos do Instituto Felippo Smaldone através de vivências com instrumentos musicais, elementos da escrita musical, facilitando o processo de criação e execução de músicas.

Objetivos Específicos:

Trabalhar a música desde a sensibilização musical através de simples exercícios rítmicos até a leitura de partitura;

Desenvolver grupos musicais com instrumentos de percussão, flauta doce, violão e instrumentos de teclas, onde os alunos possam exercitar o aprendizado.

Proporcionar um ambiente de criatividade.

Confeccionar instrumentos musicais.

Fornecer informações sobre os elementos básicos presentes em uma partitura musical.

Conteúdo

Células rítmicas simples – práticas percussivas

Conhecendo as notas – Iniciação ao teclado

Iniciação ao violão – cifragem

Iniciação à Flauta Doce

Propriedade do SOM

Notação Musical

Prática em Grupo

Metodologia de Ensino do Conteúdo

Céluals rítmicas simples – práticas percussivas

Repassadas sempre do mesmo modo: o professor mostra célula rítmica, tocando, usando tambor e o maracá. Em seguida, distribuem-se aos alunos as maracas, que neste estágio funciona como respostas, ou seja, o tambor faz uma pergunta e em seguida há uma resposta dada pelos alunos.

Após este processo, cada aluno terá a oportunidade de usar o tambor, fazendo a pergunta. Todas as células rítmicas são expostas no quadro para que aos poucos, o aluno tenha contato com as figuras musicais. Além do tambor e maracás utilizamos outros instrumentos rítmicos.

Conhecendo as notas – Iniciação ao teclado

O professor ensina em LIBRAS os nomes das notas usando uma escaleta, numerada. Ou seja, o número 1 é dó, 2 é ré, 3 é mi etc. além da linguagem de sinais, o aluno também FALA o nome da nota. Em seguida o aluno vai até o teclado tocar as notas, trabalhando principalmente a digitação.

Ao final da aula fazemos uma avaliação de como o aluno absorveu o conteúdo, além da verbalização do fonema com o nome da nota.

Iniciação ao violão – cifragem

Primeiramente o professor faz uma exposição do violão, o número de cordas, o número dos dedos, como pegar o violão, como tocas nas cordas etc. em seguida, o professor ensinará acordes simples e suas respectivas passagens: MI menor para LA Maior; MI Maior para LA menor; LA para RÉ etc. Aproveitamos este momento para explicar que cada acorde tem, não só uma cifra, mas também um símbolo universal, usado em todos os países e serve também para uma melhor visualização, já que trabalhamos com alunpos surdos.

Iniciação à Flauta Doce

Primeiramente ensinamos ao aluno surdo a controlar e regular o sopro. Só depois da consciência adquirida, é que ensinamos as notas da mão esquerda: SOL, LA, SI, DÓ e RÉ. Começamos a repassar as posições de modo gradativo desde as posições mais fáceis até as mais difíceis.

Propriedade do SOM

Inicialmente são mostrados dois desenhos aos alunos: num temos um círculo grande com a palavra FORTE; noutro um círculo pequeno com a palavra FRACO. O professor demonstra para os alunos tocando no tambor, a diferença entre forte e fraco. Os alunos são convidados a brincar tocando de acordo com o cartaz mostrado pelo professor, também de modo gradativo, as mudanças rápidas. Depois os alunos fazem esta brincadeira entre si.

Depois da mesma forma, são mostrados aos alunos mais dois desenhos: um com uma tira grande escrito LONGO e outro com uma tira pequena escrito CURTO. Do mesmo modo os alunos são convidados a fazer a brincadeira e logo, faremos associações entre FORTE e LONGO; CURTO e FRACO; FRACO e LONGO; CURTO e FORTE.

Notação Musical

Depois que os alunos aprendem os nomes das notas, tanto em LIBRAS quanto oralmente, repassamos a notação na pauta musical, conhecida também como pentagrama. Por meio de aula expositiva, são repassados conhecimentos quanto à leitura musical como, por exemplo: claves de SOL e FA; figuras de ritmos, figuras de pausa etc.

Através de exercícios, fortalecemos o aprendizado sobre os elementos básicos de uma partitura musical. A partir daí, os alunos estarão aptos a executar ritmos e melodias escritos em uma partitura. É um trabalho difícil, um desafio, mas gratificante.

8 comentários:

  1. É isso aí! A música faz a diferença. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Pessoas como o senhor também fazem a diferença. Nos vemos lá no Saiba História, abração!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Passando para prestigiar e agradecer a sua visita ao Saiba História. Professores unidos pela Cultura e Conhecimento! Um grande abraço! :-)

    ResponderExcluir
  4. Olha eu aqui mais uma vez para prestigiar o blog do amigo. Visite o Saiba História.
    Abraços! :-)

    ResponderExcluir
  5. Grato amigo por mais uma visita, estou lá no Saiba História...

    ResponderExcluir
  6. Passando por aqui para agradecer a sua visita. Não se esqueça de prestigiar o Saiba História no TopBlog. É só ir lá no blog e votar. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. grato amigo deus ira retribuir a vocês tudo que ensina e dedica aos especiais eles merecem.
    .....abraços!

    ResponderExcluir