sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O Professor e a Política

Vivemos em um país onde a vontade política é quase zero. Digo quase porque ainda existem políticos sérios que realmente abraçam a vida pública por uma força maior, muitas das vezes maior que o próprio político.
De uns tempos pra cá tenho observado com mais clareza o mundo político e desde o início da campanha eleitoral de 2010 percebo que algumas coisas estão mudando. Hoje como é um dia de reflexão para toda classe docente, resolvi escrever um pouco, meio de improviso, da relação da política para a educação.
Nas eleições passadas a candidatura de Cristovão Buarque sinalizava a educação como carro-chefe de sua campanha. Neste ano Marina Silva também sinalizou com mais prudência o debate político em torno das políticas públicas, além de enfatizar o Meio Ambiente e mais uma vez a educação também de forma mais veemente e também a cultura. Muitos de nós votamos em Marina como símbolo de que Dilma e Serra representam algo que começamos a nos cansar. Lembro-me com nitidez que na minha infância, uma professora de Alfabetização, fazia campanha pró-Lula para um monte de crianças. Ou seja, Lula tentou por quatro vezes até conseguir o que queria. Concordo com muitos que dizem que é o melhor presidente de todos os tempos, mas também começo a cansar-me do Lulismo.
A idéia de continuidade exagerada, me cansa, mas José Serra também não representa nada, para mim. Penso que é importante Marina e outros como Cristovão Buarque continuarem tentando, está nascendo uma nova visão de política, temos mais acesso às informações, temos ferramentas melhores para acompanhar e cobrar nossos parlamentares. Temos a Ficha Limpa, que é muito importante. Aqui no Pará conseguimos não eleger Jader Barbalho e Paulo Rocha, a não ser que els consigam no Supremo o que eu acho difícil. Aliás, pudemos ver que no Supremo infelizmente temos algumas peças que estão vendendo voto especialmente nestas leis mais polêmicas, basta assistirmos a TV Justiça para perceber, mesmo que intuitivamente, sem provas, sem nada que há algo de errado ali.
Enfim amigos, penso que tudo isto e mais alguma coisa tem fortes ligações com a Educação e uma felicidade é já podemos vislumbrar com um cenário político melhor, num futuro não muito distante, dias melhores virão.
Feliz dia dos Professores. Salve 15 de Outubro.

2 comentários:

  1. Argentino parabéns pelo seu dia. Sei que a profissão muitas vezes desanima mas quando observo professores que incansavelmente continuam a caminhada sem esmorecer, admiro-os. O que seria da sociedade sem vocês para nos orientar, nos formar, nos ensinar? Que venham as mudanças. Queremos e merecemos todas elas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. É sempre uma honra lhe ver aparecendo por essas bandas. Grato pela visita e comentário. Volte sempre.

    ResponderExcluir