sexta-feira, 30 de abril de 2010

Porque é importante Arte na Escola?

Amigos no dia 1º de maio, dia do trabalhador, comemoramos nosso dia. Aqui no blog Ideias em Arte-Educação, comemoro também aniversário, tendo em vista que, iniciamos esse blog nesta data há um ano atrás. Em comemoração a este aniversário, estou fazendo um concurso cultural com um sorteio de um livro (surpresa).

Para concorrer basta responder a seguinte pergunta: Porque é importante arte na escola?

A melhor resposta analisada por uma comissão (3 pessoas), ganha o livro. Garanto a vocês que é um livro gostoso de ler.

7 comentários:

  1. Olá, Argentino

    Olha eu aí. Já estou participando...

    "O ensino da Arte na escola abre as portas para um caminho onde não existe o impossível.

    Trabalhar a Arte no ambiente escolar traz possibilidades de improvisar, transformar, ir além do superficial, entrelaçar os conhecimentos, em suma, entrar no mundo criativo do próprio aluno.

    Isso dá ao ensino das Artes, uma importância que vai além do currículo escolar, transformando-a num agente de formação humana.
    No seu estudo, o aluno poderá ser capaz de perceber a sensibilidade da humanidade, quando tem a arte como algo importante em sua educação.

    A Arte sempre esteve presente na história da humanidade, quando ainda nem se usava a linguagem textual. Nas cavernas, nas edificações, nos templos, nas pinturas, nas esculturas, ela sempre representou uma linguagem universal, catalogando períodos, culturas e manifestações."

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi amigo Argentino! Seu blog está um show neste primeiro de muitos aninhos que virão!!

    Vou participar também: " A arte na escola abre as janelas do mundo criativo e faz o educando perceber-se como parte dele."
    Talvez a arte seja o único meio real de convivência das diferenças e eles aprendem sem sentir, o respeito, a solidariedade, o trabalho em equipe...
    Grande abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Caramba, já dava o Prof. Adnalzir como vencedor, por W.O. Agora vamos ver junto com uma comissão qual das duas frases responde melhor a pergunta. No início de junho divulgo. De qualquer forma, grato amigos pelas visitas.

    ResponderExcluir
  4. Isso é arte do povo
    Por Jumar Adorno

    A cidade de Ruy Barbosa foi emancipada em 28 de agosto de 1922 e fica no interior do estado da Bahia a 326 km de Salvador. Tem aproximadamente 31 mil habitantes e um rico patrimônio cultural artístico de origens diversas e de diferentes épocas. Uma das atividades artística que vale a pena ser citada é o teatro, sobretudo a encenação da Paixão de Cristo que já é uma das atrações que mais atrai o turismo para a cidade. É um evento relativamente novo se comparado com outras atividades como artesanato com barro e bordado e ocorre durante a Semana Santa. O teatro é uma expressão artística que surgiu na Grécia Antiga, por volta de novecentos anos antes de Cristo. A atividade teatral consiste em representar uma situação e estimular sentimentos no publico. É uma alternativa que promove boas horas de diversão independente da idade e por isso deve ser praticada na sala de aula. É a arte que mais se aproxima do universo da criança que, em sua imaginação, constrói jogos e brincadeiras como uma maneira de vivenciar e lidar com o cotidiano. É isso que faz o teatro é ser uma excelente ferramenta didática.
    Por Jumar Adorno

    ResponderExcluir
  5. Grato pela visita e comentário, Jumar. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  6. Sou Arte Educadora, Mestreda em Ciencias da Educação, moro em Goiás, sou apaixonada em arte e vislumbro um tempo em que nas escolas, colegas professores e diretores, vão olhar pra arte, para os artistas anonimos e os arte-educadores com outro olhar. Um olhar de valorização pelo que eles sao capazes de fazer atraves da arte e suas lingugens.

    Frase:“Porque a arte é a melhor forma de promover educação, de despir-se de preconceitos e de celebrar a vida”. Marta Souza

    ResponderExcluir
  7. Marta, grato pela visita e comentário, volte sempre que puder e participe também nas postagens mais recentes! Adorei a sua frase!

    ResponderExcluir